Sobre o mês das mulheres no Cineclube 24 Quadros


Para além da visão romântica consagrada pelo machismo, a mulher convive, no seu dia a dia, com a discriminação salarial, a dupla jornada de trabalho, a ausência de companheiros covardes, dentre tantos problemas que marcam a situação social do "sexo frágil" em diversos países, mormente naqueles onde a fragilidade das instituições democráticas e o conservadorismo reforçam o domínio masculino. 

No campo da sétima arte, no qual o glamour por vezes ofusca as questões sociais, esta não é uma realidade mui diferente. Além da discriminação salarial, atrizes e outras profissionais da sétima arte lançaram luzes, mais recentemente, sobre um problema que, sabíamos todos, existia na indústria do cinema, mas que ainda não havia sido denunciado com tamanha virulência: o assédio sexual, crime que destruiu carreiras tanto de atrizes promissoras, como Mira Sorvino, como de produtores poderosos, como Harvey Weinstein.

É possível que toda a celeuma levantada por poderosas atrizes hollywoodianas não tenha vigor suficiente para transformar a indústria do entretenimento, mas colocar o dedo na ferida talvez produza algum efeito sobre a conduta masculina nos bastidores do mundo do cinema. O que importa é que, ao longo do tempo, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço em todos os campos do mundo profissional, mas ainda enfrentam sérias injustiças, em confronto com os privilégios masculinos. E não há nada que justifique tal disparidade, uma vez que homens e mulheres, salvo as diferenças sexuais imediatamente visíveis, são dotados das mesmas capacidades e possibilidades.

Reconhecendo e defendendo a igualdade entre os sexos, o Cineclube 24 Quadros promove, durante o mês de março, uma mostra especialmente dedicada ao sexo feminino, através do trabalho de grandes atrizes, em diferentes países. A mostra Mulheres segue durante todo o mês, às sextas-feiras, a partir das 18h30, com entrada franca. 

O Cineclube 24 Quadros é uma promoção do Grupo 24 Quadros, produzido por Gabriel Petter, Eduardo Pereira e Pierre Grangeiro, com apoio da Vila das Artes. O cineclube ocorre desde 2011, ininterruptamente, sempre às sextas, a partir das 18h30, no auditório da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1121), com entrada franca. 

SERVIÇO

MOSTRA MULHERES

FILMES

02.03.2018: Poderosa Afrodite.
09.03.2018: Uma aventura na África.
16.03.2018: Kika.
23.03.2018: O fabuloso destino de Amélie Poulain.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR - Erotismo à lá anos 1980

EU – Walter Hugo Khouri em Grande Estilo

ENTREVISTA - Hanna Korich e Laura Bacellar