FAROESTE A MODA ITALIANA                                                                                                     
                    
No começo dos anos 60, os filmes de faroeste nos Estados Unidos eram ainda produzidos. Mas tinham perdido muito do seu glamour de décadas anteriores. Por isso, os seriados para a TV americana sobre o gênero faziam mais sucesso do que os filmes para grande tela. Aparentemente, o faroeste no cinema passava por uma crise sem precedentes, com exceção dos filmes de Western estrelados John Wayne, que ainda faziam um imenso sucesso entre o público.

Foi a partir dessa crise que se abateu no gênero de faroeste nos Estados Unidos que na Europa começou a surgir os primeiros filmes de Western, que eram produzidos em países como Alemanha e Itália. O Primeiro filme que apareceu foi uma produção de origem alemã chamada Der Schartz im Sil (O Tesouro dos Renegados) de 1963 dirigido por Harald Reinle e estrelado pelo ator de origem americana Lex Barkerm, que já tinha interpretado no cinema o personagem Tarzan, mais essa como as demais produções feitas posteriormente na Alemanha, careciam de identidade. Pouco tempo depois, na Itália, apareceu também o seu primeiro filme de faroeste, que se chamou Bufalo Bill L´ Eroe Del Far West ( Bufalo Bill o herói do oeste) de 1963 e que foi dirigido por Mario Costa e era estrelado pelo americano Gordon Scott outro ex-Tarzan das telonas. Mas mesmo assim essa produção inicial de filmes italianos de faroeste tentava como na produção alemã copiar a fórmula de sucesso dos filmes da terra do Tio Sam.


Mas o faroeste italiano deu sua grande guinada a partir do ano de 1964, quando o jovem diretor italiano Sergio Leoni, apresentou ao público o filme Per un Pugno di Dollari (Por um Punhado de Dólares) estrelado por um jovem ator americano chamado Clint Eastwood, filme este extremante violento, e com uma influência contundente do estilo do diretor Sam Peckinpah, que mais tarde foi considerado como poeta da violência no cinema moderno. Mas essa obra de Leoni se tornou um modelo adotado por todos os diretores italianos que se aventuraram pelo gênero e a partir disso a Itália produzia muitos filmes de Western que eram assistidos em salas de cinema de todo mundo. Mas poucos desses filmes chegavam ao nível de sofisticação e requinte que os filmes feitos por Leoni mostravam. Com o tempo a formula imitada de Leoni foi ficando fraca e o publico foi deixando de assistir a esses filmes de Western que para sobreviver na década de 70, tentaram procurar na comedia uma solução que a principio deu certo, mais que também se desgastou. E quando à década de 80 chegou. Chegava ao fim também o Western Spaghetti na Itália.

Por Eduardo Pereira

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