Robert de Niro é o tema da mostra do mês de agosto
Prestes a completar 70 anos de vida o ator, diretor e produtor norte-americano Robert de Niro ganha retrospectiva especial na Vila das Artes no mês de agosto - quando Robert completará setenta primaveras -, sob uma perspectiva diferente, contemplando filmes menos conhecidos do artista. O Grupo 24 Quadros apresenta a mostra Um Discreto Olhar Sobre de Niro
Robert de Niro: tema da mostra do Grupo 24 Quadros em agosto
Datas redondas são sempre simbólicas, prevenindo-nos tanto do inexorável passar do tempo quanto da necessidade de manter, de alguma forma, passado e presente integrados, um lembrando ao outro de que o futuro e o devir só serão possíveis quando houver o diálogo e a compreensão mútuos, quando o passado puder informar e iluminar o presente e não apenas servir para, teoricamente, mostrar o que "foi" (o tempo é fluxo, não compartimento) e preservar fatos e personagens ultrapassados pela própria dinâmica da história.
Os 70 anos de nascimento do ator norte-americano Robert de Niro (nascido em 17 de agosto de 1943) não nos dizem algo apenas sobre um grande ator que avança galhardamente na chamada terceira idade. Há também algo melancólico acerca do natalício do homem que deu vida à personagens tão complexos e fascinantes quanto o taxista Travis Bickle ou o jovem Vitor Corleone de O Poderoso Chefão II, que lhe valeu o primeiro Oscar de sua carreira: a morte ou o aborto da figura do grande ator. Claro, ainda há alguns dos consagrados por aí, incluso o próprio de Niro, mas quase nenhum deles recebendo um papel a sua altura. Não é novidade que o nosso mais novo septuagenário do mundo do cinema há anos não participa de nenhuma produção que faça jus ao seu talento e, ao que parece, os grandes produtores perderam a coragem e o tesão de dar uma oportunidade a homens não tão belos, mas extremamente capazes em seu métier. Há tempos não temos um Harvey Keitel ou um Al Pacino brilhando em películas que nos dêem a deliciosa sensação de que ainda vale a pena frequentar as distantes e chatas salas de cinema dos Shopping Centers e que a sétima arte pode se manter como a fonte, por excelência, do nosso imaginário.
Idealismo, claro. Martin Scorsese (o grande parceiro de Robert) agora aposta todas as suas fichas no já não tão jovem Leonardo di Caprio, o qual, convenhamos, não chega nem à sola dos sapatos de Robert de Niro. Keitel não lembra muito o monstro sagrado que foi há algumas décadas e, afinal, quem é o grande novo ator no mundo do cinema? Muitos, com bons momentos, mas longe de terem uma carreira tão sólida e profícua quanto a do nosso aniversariante. Se temos Wagner Moura ou Vicent Cassel, por exemplo, já sabemos que nenhum dos dois têm potencial para se tornar astros de primeira grandeza, não por falta de talento, mas porque, ou não cabem nos padrões exigidos pela indústria cinematográfica, ou porque são estrangeiros na terra do cinema, a qual, aliás, revela poucos novos grandes atores, logo engolidos pela lógica do descarte, cara à fase atual da indústria do entretenimento.
Ok, de nada valem exercícios de futurologia ou lamentações pelo passado. Entretanto, é interessante abordar os assuntos aqui elencados para dar uma idéia da importância da mostra que o Grupo 24 Quadros dedica ao ator Robert de Niro no mês de agosto, - intitulada Um Discreto Olhar Sobre Robert de Niro-, a qual contemplará sua filmografia menos famosa. Esta será uma rara oportunidade de conhecer obras "menores" de um dos maiores intérpretes da geração de ítalo-americanos que deram um tom de sofisticação à então combalida Hollywood entre as décadas de 1970 e 1980. Durante o mês de agosto, o público alencarino poderá conferir Saudações (Greetings, EUA, 1968), a estréia de Robert e do diretor Brian de Palma no cinema, Tempo de despertar (Awakenings, EUA, 1990), no qual contracena com o então doidão Robin Williams, Culpado por suspeita (Guilty by suspicion, EUA, 1991), no qual Robert encarna um diretor perseguido pelo Macartismo e Desafio no Bronx (A bronx tale, EUA, 1993), sua ótima estréia como diretor. As exibições ocorrerão na Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221, Centro e serão gratuitas. Quer saber mais sobre a programação e sobre os filmes? Acompanhe o blog e prestigie o natalício de um artista que ainda desperta orgulho entre seus pares.
PROGRAMAÇÃO
02/08 - Saudações
16/08 - Tempo de despertar
23/08 - Culpado por suspeita
30/08 - Desafio no Bronx
PROGRAMAÇÃO
02/08 - Saudações
16/08 - Tempo de despertar
23/08 - Culpado por suspeita
30/08 - Desafio no Bronx
Parabéns à equipe do Vinte4 Quadros por escolher esse excelente ator e diretor de cinema ROBERT MARIO DE NIRO JR.
ResponderExcluirValeu...