MOSTRA DE SETEMBRO DEDICADA AO CINEMA NOIR.
Um dos estilos mais famosos e mais influentes
da história do cinema, o noir será o grande homenageado da mostra
realizada pelo cineclube 24 quadros no mês de setembro.
Considerado por muitos o mais americano dos
gêneros cinematográficos, ao lado do faroeste, o noir teve o seu auge nos anos
40 e 50. Criado por novos cineastas de talento surgidos na América e pela leva de
diretores estrangeiros que migraram para os EUA durante a Segunda Guerra Mundial, essa forma de
fazer cinema é descendente direta do expressionismo alemão e da literatura
policial americana dos anos 30, que revelou ao mundo grandes escritores como
Dashiel Hammet e Raymond Chandler. O primeiro grande sucesso do novo estilo
veio em 1941, com o clássico O falcão Maltês (Maltese Falcon, EUA, 1941), dirigido
pelo então jovem John Huston (1906-1987)
Usando constantemente um tipo de fotografia que ressaltava o contraste entre o claro e o escuro e se utilizava de sombras, o Noir tem no seu
enredo clássico um tipo de drama policial elegante e realista, onde a maioria
das pessoas são suspeitas de um determinado crime e o herói geralmente é uma
presa fácil nas mãos dos bandidos e de uma mulher fatal (geralmente loira). Em
um mundo dominado por aparências, o herói noir geralmente é cínico e tem
dificuldades enormes de lidar com o sexo oposto. Só à custa de muito sacrifício é que ele consegue
solucionar a trama, gerando um clima de suspense até o fim da película.
Apesar do seu apogeu anterior, o estilo noir
nunca deixou de existir e é uma referência fundamental até os dias de hoje. É
impossível assistirmos a grandes obras como Blade Runner: o caçador de andróides (Blade Runner, EUA, 1987), Veludo Azul (Blue velvet, 1986) Chinatown (Idem, EUA, 1978) e Corpos Ardentes (Body heat, EUA, 1981) sem perceber essa influência avassaladora. Assim
como também é difícil entendermos o cinema de diretores icônicos como Martin
Scorsese, Quentin Tarantino, Robert Altman e Jim Jarmusch sem passar pelo noir.
Enfim, um gênero que vai se reinventando a cada geração.
Alguns títulos do noir são fundamentais e
merecem ser apreciados por todo cinéfilo que se preze. Entre estes estão Laura
(Idem, EUA, 1944) de Otto Preminger; Fuga do Passado (Out of the past, EUA, 1947), de Jacques Tourneur;
Curva do Destino (Detour, EUA, 1945), de Edgar G. Ulmer e A Marca da Maldade (Touch of evil, EUA, 1958), uma obra-prima do genial Orson Welles, que para muitos é o testamento do noir e o canto
de cisne dessa era de ouro do cinema americano.
Para
a mostra Sombras da Noite: O Estilo Noir foram escolhidos quatro filmes. O primeiro
é o cultuado Pacto de Sangue (Double indemity, EUA, 1944), de Billy Wilder, que muitos críticos de cinema
consideram o filme mais importante do Noir e àquele onde temos a presença estonteante
da maravilhosa Barbara Stanwyck, como a mais emblemática das mulheres fatais.
Em seguida o clássico filme de Carol Reed, O Terceiro Homem (The third man, EUA, 1949), um dos maiores
suspenses da sétima arte, que legou ao mundo Harry Lime (um dos maiores e mais
charmosos vilões da telona). No terceiro dia será a vez de Cliente Morto Não
Paga, (Dead man don't wear plaid, EUA, 1982) uma das grandes comédias dos anos 80 que presta tributo ao gênero, com
uma montagem primorosa colando personagens da era de ouro do noir com os atores
reais do filme. E para fechar A Dama do Cine Shangai (Idem, BRA, 1987), outra grande celebração ao
noir, dessa vez feita pelo cinema brasileiro, em um filme que ganhou diversos
prêmios em festivais e foi dirigido pelo cineasta da “boca do lixo” Guilherme
de Almeida Prado.
Pierre Grangeiro.
PROGRAMAÇÃO:
06/09-Pacto de
Sangue
13/09-O
Terceiro Homem
20/09-Cliente
Morto Não Paga
27/09-A Dama
do Cine Shangai
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Pierre,
ResponderExcluirEssa mostra está imperdível; aliás vocês têm nos presenteado com excelentes filmes; tenho o maior em participar desse trabalho de vocês.
Valeu...
Não perco!
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